USABILIDADE PUBLICA DE INICIATIVA PRIVADA -use nossos links para encontrar orientações

ESTAMOS NO FACE CLIQUE AQUI

domingo, janeiro 19, 2014

Casamento binacional - prós e contras

By Rita de Cássia Seuret



Casamento binacional - representa metade dos casamentos realizados na Suíça.



Divórcios na Suíça - 1 casal a cada 2 se divorciam.

casar com estrangeiro
Fonte:www.escrevologoexisto.com



Minha experiência pessoal pode dizer algumas coisas, já conversamos sobre o assunto em casa por diversas vezes e, o que nos aproximou, quando nos conhecemos, foi a língua portuguesa, a cidade de São Paulo e, os afins.


Tenho a sorte de ter um esposo Suíço Francês que morou por mais de 10 anos no Brasil.



Entre nós, não houve choque de educação, cultura, língua, mentalidade, algumas diferenças consideradas normais, mas fáceis de contornar; tivemos mais trocas de experiências dentro desse universo multicultural.


Particularmente se não tivéssemos a proximidade pelos motivos acima, o casamento seria inviável.


Ainda, antes de nos casarmos na Suíça em 2010, (entrei com os papéis do casamento - regime oficial de participação final nos aquestos e, com o pedido de visto no Consulado Suíço em São Paulo) tivemos tempo para nos conhecermos melhor, criar laços, nossas famílias se conhecerem, enfim, esse tempo foi precioso e imprescindível.



E, se eu não tivesse me adaptado a viver na Suíça, não seria um problema para meu marido ir morar no Brasil, muito pelo contrário, ele o tem como segunda pátria!

Mas nesses 03 anos e meio, a experiência está sendo positiva, fora que tenho uma família Suiça maravilhosa que, entende a mudança drástica e, o processo de adaptação.



Mas se fosse o contrário?Sem afins, sem tempo?Como seria?



O risco seria grande, eu diria talvez abismal!



Historicamente, os casamentos binacionais, entre homens Suíços e, mulheres estrangeiras, além de serem significativos em quantidade, ocorrem há mais de 40 anos e, pessoalmente conheço casamentos assim, com brasileiras e, africanas.

Casamentos esses que já duram mais de 30 anos!O amor e a família prevaleceu!

Mas em contrapartida, o número de divórcios entre casais binacionais, nos últimos anos, é significativo!

Nem tudo é flores, muito pelo contrário, quem têm o sonho do amor alpino, muitas vezes pode se decepcionar, sem contar as sequelas e traumas!

Quem está mantendo relacionamento com um Suiço pela internet, atente, saia do virtual e, busque observar o que é essencial para esse casamento dar certo. 

Quais seriam os motivos por trás dos divórcios?Incompatibilidades, conflitos, choques de educação e, cultura, falta de adaptação ou, abandono e violência conjugal?

Já li informações sobre as questões acima, como também, ouvi depoimentos esclarecedores por sinal.

Um divórcio aqui custa muito caro, envolve várias questões de família, as vezes brigas e, ainda mais se a ex-cônjuge resolve voltar para sua terra natal, levando consigo o filho (a).

Quem fica com a guarda da criança?

Acredito que dentro do contexto probatório, onde se analisa o que é melhor para criança, fica com a guarda, aquele que comprovar poder dar melhores condições de vida.

Se a guarda fica com a mãe estrangeira que retorna ao seu país de origem, o pai Suiço que pagará uma pensão polpuda, quer ter o direito de visitas, férias e acompanhar o crescimento e, desenvolvimento da criança.(nada mais do que justo)

O mais sensato é buscar um diálogo entre os ex-cônjuges priorizando o bem estar do filho (a). 

Algumas mães divorciadas, optam por permanecer na Suiça, já estam adaptadas, com seus empregos e, consideram que o bem estar e, a educação de seu filho (a) vêm em primeiro lugar.

Obviamente, é mais fácil uma separação consensual, sem bens a partilhar e, sem filhos, do ponto de vista jurídico.

Prós e contras de um casamento binacional, trouxe algumas questões que devem ser observadas, o coração é importante, os sonhos também (o homem encara o casamento de uma forma e, a mulher de outra) mas  a racionalidade é condição essencial para essa mistura ser bem sucedida e, com diálogo sempre!













Nenhum comentário: